· As primeiras transfusões (séc.XVII):
Realizadas experimentalmente em animais, a primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em demonstração realizada em Oxford, em 1665.
A primeira transfusão em humanos ocorreu em 1667, em Paris, através de transfusão heterólogas (com sangue de animais diferentes), feitas pelo professor de filosofia e médico Jean Baptiste Denis, que infundiu sangue de carneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, doente mental, que morreu após a terceira aplicação.
Considerada criminosa, a transfusão de sangue heteróloga foi proibida na Faculdade de Medicina de Paris e posteriormente, na Roma(Itália).
· Transfusão com sangue humano (séc.XIX):
Em 1788, Pontick e Landois obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas (entre animais de mesma espécie), concluindo que elas poderiam ser benéficas e inclusive salvar vidas.
A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Bludell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós parto.
· O leite e a transfusão braço-a-braço:
Apesar do avanço com a transfusão homóloga, no final do século XIX, problemas relacionados à coagulação do sangue ainda persistiram. Para enfrentar a questão, chegou-se a utilizar leite e até sangue de cadáver em transfusões, porém, sem sucesso. Com isso, desenvolveram-se equipamentos para a realização de transfusão indireta, além de técnicas cirúrgicas com transfusão direta, utilizando-se a artéria do doador e a veia do receptor, procedimento que ficou conhecido como “braço-a-braço”.
· A descoberta do sistema de grupo sanguíneo OAB:
Foi no final do século XIX, em 1900, que o imunologista austríaco, Karl Landsteiner, constatou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagula ao ser misturado com o de outra, o que culminaria numa das mais importantes descobertas, o sistema de grupo sanguíneo ABO.
· Incompatibilidade sanguínea no sistema OAB:
Landsteiner percebeu que as hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue podem ter, ou não, aderidos em suas membranas, dois tipos de antígenos, A e B, nos quais podem existir quatro tipos de hemácias:
A: apresentam apenas antígeno A; e produz apenas anticorpos Anti-B.
B: apresentam apenas antígeno B; e produz apenas anticorpos Anti-A.
AB: apresentam antígenos A e B; não produz nenhuns anticorpos.
O: Não apresentam nenhum dos dois antígenos; produz anticorpos Anti-A e Anti-B.
A primeira transfusão precedida de exame de compatibilidade ABO foi realizada em 1907, por Reuben Ottenberg. No entanto, esse procedimento só passou a ser utilizado em larga escala a partir da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
· Organização dos bancos de sangue:
A primeira transfusão com sangue armazenado há 26 dias foi realizada em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, na batalha de Cambrai. Atualmente, o prazo de validade do sangue armazenado varia de 35 a 42 dias. Através do processo de criopreservação a –65 graus Celsius, o sangue pode durar até 10 anos.
Idealizado em Leningrado, em 1932, o primeiro banco de sangue surgiu em Barcelona, em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola. O conceito ganhou corpo e expandiu-se durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Comments